Novo método pode aumentar a efetividade no uso de bactérias na biotecnologia

por | sexta-feira, 24 / 07 / 2020

Cientistas da University of Surrey e da Universidad Autónoma de México desenvolveram uma técnica computacional chamada “ReProMin”, que consiste em identificar processos que expressem genes não essenciais em bactérias. Depois que esses genes são identificados, os cientistas poderão removê-los, salvando energia para a célula e, assim, aproveitando-a para a produção de substâncias desejadas, como insulina e antibióticos, ou para a síntese de bioplásticos e biocombustíveis ecologicamente corretos.

A técnica permitiu que os cientistas controlassem a expressão de genes em um modelo de Escherichia coli e removessem, de forma seletiva, aqueles que envolvem fatores de transcrição, impedindo que a bactéria operasse normalmente mas permitindo o aumento da síntese das moléculas de interesse. O estudo aponta que foi possível reduzir as proteínas inutilizadas em 0,5% com apenas três mutações e demonstra que é possível sintetizar os mesmos produtos de forma mais eficiente e por um preço mais baixo.

#bacteria #biotecnologia #microbiologia #genetica #ecoli #ciencia

Fontes:

https://www.news-medical.net/news/20200713/New-method-can-enhance-the-effectiveness-of-bacteria-used-in-biotechnological-applications.aspx

Lastiri-Pancardo, G., et al. (2020) A quantitative method for proteome reallocation using minimal regulatory interventions. Nature Chemical Biology. doi.org/10.1038/s41589-020-0593-y.

Laboratório de Enteropatógenos, Microbiologia Veterinária, Ambiental e de Alimentos

Instituto Biomédico – Bloco E – R. São João Batista, s/n – Centro, Niterói – RJ, 24020-141

 

Skip to content